Recebendo o Equinócio
- Izabel Benetti
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mar.
E, enfim, o ano começa e a chegada do equinócio está aí despontando no dia 20 para o dia 21 de março, às vésperas do ano novo astrológico. Mas você sabe o que é um equinócio?
Acho linda a formação da palavra equinócio, que é derivada do latim e formada por uma junção de duas palavras, aequus, e nox. Aequus significa igual e nox significa noite. O equinócio é o momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração. Logo estamos adentrando uma fase onde o dia e a noite são “iguais”.
Preciso confessar que sou uma apaixonada pelo Outono, e fico sempre torcendo por sua chegada. Sempre lidei muito bem com processos de deixar ir aquilo que precisa passar e as folhas caindo e a coloração da luz outonal sempre me trazem muita inspiração para me preparar para ciclos de renovação.

Celebro meus sabbats de forma discreta. Não gosto de fazer alarde. Mas preparo minha casa para receber o novo ciclo. Curto criar altares temporários, e vestir as cores relativas à data e preparar um jantar especial com ingredientes da estação e receitas familiares. Mas não existe, a meu ver, regra para celebração. Às vezes, uma breve meditação abrindo espaço para a chegada do equinócio, feita com intenção, vale mais do que um banquete feito em desconexão.
A beleza do equinócio é sutil. Ela tem a ver com um equilíbrio das forças, e eu sempre entendo o caminho do meio como o melhor lugar para estar. Perceba como existe uma diferença entre a energia extremamente silenciosa do inverno, ou pulsante do verão e a sutileza das meias estações. Mesmo se apresentando com o “deixar ir” do outono ou o “iniciar” da primavera, se prestarmos atenção podemos compreender a diferença entre equinócios e solstícios.
Aqui, no hemisfério sul recebemos nessa semana o equinócio de outono, conhecido também nas religiões neo pagãs como Mabon. Enquanto o hemisfério norte receberá a entrada da primavera no equinócio também conhecido como ostara. Seja onde você estiver, minha primeira dica para você celebrar é fazer o que preenche o seu coração e o que ajuda você a se conectar, a lembrar da sua conexão com os ciclos naturais. E isso é possível fazer com qualquer roupa, comendo qualquer coisa e fazendo qualquer coisa.
Os rituais são lembretes que nos auxiliam a mudar um estado mental e emocional para passar por “marcos”. Mas na nossa vida corrida, contemporânea, isso nem sempre é possível. Ainda assim, isso não pode ser um obstáculo para regularmos o nosso ciclo com o da natureza. Faça pequenas mudanças, mini ações como, por exemplo, colocar na sua mesa de trabalho um enfeite outonal que lembre você que estamos adentrando essa fase ou altere o seu papel de parede de celular, qualquer coisa vale.
O importante é pouco a pouco criar o hábito de perceber a mudança da estação em você. Bell Benetti
Yorumlar